Decorar um ambiente demanda muito mais que dinheiro e mão de obra. É necessário refletir sobre o espaço e como será sua utilização, pesquisar referências, analisar o que pode ser mantido, repaginado, ou o que será ser novo. E, para quem não nasceu com a habilidade de olhar um espaço e enxergá-lo com cores e objetos imaginários, requer ainda muito tempo de observação e até simulações no computador. Esse é o meu caso. (risos)
Nas últimas semanas, dei uma repaginada na cozinha. Nada de móveis planejados ou novos, mas, de todos os ambientes da casa onde moro há um ano e meio, ela era o único que ainda não havia sido pensado com carinho (casa de ferreiro, espeto de pau). Passei dias olhando-a à distância e me perguntando o que poderia fazer ali para dar uma cara nova de uma maneira econômica, tanto de tempo quanto de dinheiro. Decidi que pintaria a parede dos fundos e a mureta que a separa da varanda/sala de jantar. Tirei uma foto, entrei no site de um fabricante de tintas e simulei dezenas de cores, conjugando com os caixotes de madeira pintados por mim e com a geladeira que lá habita. Escolhi o tom uva-passa, que o pintor, ao final da segunda demão, elogiou dizendo que para ele era cor de açaí. Adorei o resultado, mas passei os dois dias seguintes sem saber como dispor as coisas ali.
Recorri à amiga Michele, chefe do Cannelle Gastrobar, espaço com decoração linda, pensada e executada por ela mesma e pela Vanessa, sua sócia. Eu pedi apenas uma opinião, mas ela chegou com caixas de ferramentas em punho. Fura daqui, martela dali… E no dia seguinte o espaço estava pronto e a cozinha repaginada!
Agora o momento é dos detalhes, e com eles eu sei me virar sozinha. Coloquei em evidência peças que trouxe de viagens, escorredor colorido que herdei da prima, panela elétrica que foi da avó. Transformei temporariamente o processador de alimentos em vaso, pendurei quadrinhos e aproveito cada café que tomo ali para analisar os espaços e objetos.
Tenho certeza que o ambiente mais bonito trará muitas inspirações para as fotos do blog. Essa de cima, retrata a sugestão de cardápio que dei para o Natal de 2012: pato com farofa e arroz de nozes. Já a foto abaixo, feita para o Natal de 2013, mostra uma peça clássica de casa de vó, recheada com bolinhas de Natal e caixinhas de degustação dos chocolates AMMA.
Torço para que este post inspire vocês a cuidarem da cozinha com todo o carinho que ela merece. E que, mesmo sem grandes elaborações, as mesas festivas e do dia a dia, sejam um espaço para alimentar o corpo, os olhos e a alma.
Este post é uma colaboração do DigaMaria para o site WESTWING Home and Living, clube de compras que acompanho há mais de 2 anos e que sempre oferece ideias lindas e produtos de ótimas marcas.
O post Cozinha repaginada e uma parede uva-passa pertence ao DigaMaria.